Ranking da Anamaco: 9 membros do G8 estão no TOP 50 do setor

Comment

Ranking da Anamaco: 9 membros do G8 estão no TOP 50 do setor

O G8 segue presente no Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção - Categoria Atacado. O anúncio dos resultados da 20a edição da pesquisa que ranqueia o setor, organizada pela Revista Anamaco, foi feito na noite desta terça-feira (9), em cerimônia realizada em São Paulo como parte da Feicon Batimat 2019. No total, nove integrantes do grupo estão entre os 50 maiores atacadistas/distribuidores do país - Nova Casa, Construjá, Diferpan, King Ouro, Lopes, Mercante, Rofe e Portela.

Comment

G8 leva mais de 130 varejistas à Feicon Batimat 2019

Comment

G8 leva mais de 130 varejistas à Feicon Batimat 2019

A 25ª Edição da Feicon Batimat acontece entre os dias 9 e 12 de Abril, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. O evento, que é a maior convenção do setor de construção e arquitetura na América Latina, reunirá fabricantes, distribuidores, atacadistas e lojistas.

Entre os participantes, o G8 terá presença destacada. Cinco distribuidores do grupo levarão seus clientes - King Ouro, Portela, Nova Casa, Comercial Maia e Construjá - totalizando mais de 130 varejistas. Durante os três dias da convenção, diretores, equipes e clientes do grupo participarão de palestras e visitas técnicas exclusivas.

Comment

TOP PARTNERS- Grupo Saint-Gobain e G8 fortalecem parceria

1 Comment

TOP PARTNERS- Grupo Saint-Gobain e G8 fortalecem parceria

Na 79ª reunião de acionistas do G8, o grupo avaliou resultados e a estratégia da parceria com o Grupo Saint-Gobain. Atualmente, as onze distribuidoras do grupo negociam com as principais marcas do conglomerado de fabricantes de material de construção. Na reunião, os representantes das marcas apresentaram sua estratégia para a parceria a partir dos produtos oferecidos e da análise de anos anteriores da colaboração entre as partes.

1 Comment

G8 recebe novo membro e expande operações para a Região Norte

Comment

G8 recebe novo membro e expande operações para a Região Norte

Em reunião concluída nesta sexta-feira (22), o G8 passou a contar oficialmente com mais um membro: a Mass Distribuidora, sediada em Manaus. A integração foi formalizada na programação dos dois dias de conversa entre os diretores na sede da King Ouro, no Rio de Janeiro. Este foi o 79º Encontro entre diretores do G8.

Comment

Do real ao virtual: iniciativas do G8 que desenvolvem a digitalização do varejo de material de construção

Comment

Do real ao virtual: iniciativas do G8 que desenvolvem a digitalização do varejo de material de construção

Com espaço, capital e força de trabalho finitos, a expansão de lojas físicas não será mais prioridade em um mundo tão conectado e automatizado como é o da internet. Como, então, o varejo poderia se estabelecer no mundo digital de forma a concorrer com Home Centers, Atacarejos e a Amazon?

O G8 acredita que uma das formas com que a tecnologia pode fazer a diferença em negócios é no seu uso exponencial para gerar valor no relacionamento entre cliente e empresa. Assim,  a busca deve ser por capacitar e assessorar o varejo independente para aderir estas lojas ao movimento de digitalização do comércio.

 Confira a seguir, as principais iniciativas do grupo que atuam neste sentido:

Comment

1000 Vendedores G8

Comment

1000 Vendedores G8

Como uma das grandes novidades do ano, o grupo G8 apresentou aos seus maiores fornecedores, na celebração anual de 2018, o projeto 1000 Vendedores. A iniciativa consiste em um game interativo que será utilizado pelos representantes comerciais das empresas do grupo para realizar um trabalho de integração e educação destes junto às distribuidoras e à rede G8 como um todo.

 O projeto surgiu depois de se verificar a necessidade de capacitação e integração de representantes comerciais, de forma que os melhores talentos fossem mantidos e se sentissem parte não só de suas empresas, mas também de algo ainda maior: o G8 – rede que engloba dez distribuidores de material de construção.  

Comment

G8 visita operações da Sika e conhece modelos de distribuição na Colômbia

Comment

G8 visita operações da Sika e conhece modelos de distribuição na Colômbia

Os diretores do grupo G8 viajaram à Colômbia, entre os dias 15 e 20 de novembro, para uma visita técnica às instalações da Sika. Quatro das dez distribuidoras que formam o grupo estiveram representadas na viagem pelos seus diretores e famílias. Além de conhecerem a infraestrutura da companhia, eles também puderam passear pela cidade de Cartagena. Esta foi a terceira edição da VTI G8 (Viagem Técnica Internacional), projeto do grupo para buscar conhecimento em outros países acerca de distribuição e empreendedorismo.

Comment

G8 participa do 27º ECOMAC Bahia

Comment

G8 participa do 27º ECOMAC Bahia

O 27º ECOMAC (Evento dos Comerciantes de Material de Construção) Bahia marcará mais uma reunião do G8 junto a entidades, fornecedores, distribuidores e varejistas do setor de material de construção. Todos os dez distribuidores que formam o grupo estarão presentes na reunião levando consigo parte de suas equipes. O evento será sediado no hotel Iberostar Praia do Forte, de 18 a 21 de outubro. Esta será a penúltima reunião presencial do G8 no ano de 2018.

Comment

Portela Distribuidora participa da Ficons com preço competitivo e variedade

Comment

Portela Distribuidora participa da Ficons com preço competitivo e variedade

Com atuação consolidada em quatro estados do Nordeste - Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, a Portela Distribuidora participou de mais uma edição da Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção (Ficons), maior evento do segmento no Nordeste, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de setembro, no Centro de Convenções, em Recife.  

A feira, realizada a cada dois anos, oferece ao cliente a oportunidade de prospectar negócios e conhecer soluções em diversas áreas do setor de material de construção. Este ano, a Portela trouxe condições especiais de preços e prazos para negociação, além de apresentar lançamentos de 24 fornecedores parceiros, como Philips, Fischer, Black & Decker, Sika, Schneider, Krona e Norton, entre outros.  

Comment

Comercial Maia reúne fornecedores, força de vendas e diretores em feira comercial

Comment

Comercial Maia reúne fornecedores, força de vendas e diretores em feira comercial

Na última sexta-feira (dia 17/08), a Comercial Maia reuniu sua equipe e fornecedores na sua 7ª convenção de vendas. O evento durou três dias e congregou a força de vendas da distribuidora, que foi premiada com base em seus resultados de 2017.

Durante o fim de semana, a equipe da distribuidora do G8 localizada no Ceará, contou com workshops e palestras de especialistas do mercado. Participaram do evento 12 indústrias que apresentaram produtos e inovações de suas empresas.

Comment

       DICIONÁRIO DO SETOR MATCON: UM OLHAR ESPECIAL PARA O VAREJO   São mais de 140.000 lojas de material de construção que, de forma descentralizada e independente, representam a maior relevância em volumes de vendas do setor varejista.  O G8 entende que o mercado deve se unir e colaborar para planejar em conjunto ações com o fim de um melhor abastecimento. Por isso, o grupo realizou trabalhos colaborativos com outras empresas do setor para criar projetos alinhadores de conceitos e parâmetros que orientam o  conhecimento do mercado.  Assim, o Dicionário do Setor MATCON foi desenvolvido após 120 líderes do setor de material de construção definirem no Fórum MATCON 2013 a necessidade de elaboração de um projeto que cumprisse esse propósito. Após meses de trabalho e a colaboração de 70 representantes de 40 empresas diferentes (distribuidores, fornecedores e associações da área) catalogou informações e categorizou varejo, distribuidor, atacado e produtos considerando diversas facetas destes.     

  

    
       
      
         
          
             
                  
             
          

          
           
              Crédito foto: Livro oficial do 1º Fórum MATCON, em 2013.   
           
          

         
      
       
    

  


     Neste artigo vamos focar na segmentação de varejo, essencial para a elaboração de estratégia de ida ao mercado tanto do fabricante quanto do distribuidor. Qual o meu share de mercado? Qual o potencial do meu produto nas lojas especialistas em elétrica? E nas generalistas? Quais categorias de produtos consigo desenvolver no meu cliente que nos traga rentabilidade? Essas perguntas só podem ser respondidas se nós (o mercado, institutos de pesquisa e associações) estivermos falando a mesma língua.   “A importância da segmentação está ligada diretamente a qualidade da informação trocada para gerar relevância ao cliente. Um mix de produtos sugerido de forma assertiva garante grande parte da negociação, bem como passa ao cliente a imagem de especialista dentro de seu nicho de mercado.”-  Andre Ruas, Gerente Comercial da King Ouro.   Pela definição de critérios em relação à renda, tamanho e o número de vendedores e de clientes, cinco categorias de lojas de varejo foram definidas, assim uma loja de revenda pode se enquadrar como: micro, pequeno, médio, grande e home center. Essas bases foram definidas com o objetivo de segmentar os diversos tipos de varejo. Neste resultado, também foi considerada a forma de atendimento ao cliente (balcão ou autosserviço) e o mix de produtos ofertados.  Com a definição da conclusão de um projeto que unificasse parâmetros e critérios do mercado, foi preciso identificar pontos de convergência entre todos os 40 participantes da iniciativa para que o Dicionário fosse concluído. É o que conta Guilherme Tiezzi, membro do G8, que participou deste processo, “Antes da organização, pensamos em uma estratégia de mobilização”.   "O que poderia ser de interesse de um grupo de atores diferentes dentro do setor de material de construção?”- Guilherme Tiezzi    Segundo Tiezzi, o que uniu fornecedores, atacadistas, varejistas e entidades do setor (ABAD, ANAMACO e ABRAMAT) foi a necessidade da criação de uma linguagem e cultura compartilhadas, fundamentais para a colaboração do setor. O G8, por exemplo, organiza seus catálogos de vendas e a abordagem de comercialização com o varejo (compras e vendas) junto ao Dicionário do Setor.   “O que nos moveu foi a nossa crença nesse movimento amplo e colaborativo, visualizando a clara necessidade de desenvolvimento do setor”- Rafael Oliveira   O Dicionário do Setor MATCON foi realizado por meio da cooperação entre representantes de 70 empresas com a consultoria da Agenttia. Rafael Oliveira, sócio da consultora que animou e facilitou o processo do documento, argumentou que, a heterogeneidade foi uma das maiores conquistas do projeto. “Tantos personagens diferentes proporcionam definições, ações e projetos muito mais ricos pela diversidade.”   No primeiro Fórum Matcon, em 2013, o G8 participou e finalizou em conjunto com outras empresas mais uma de tantas ações do grupo que buscam o desenvolvimento do mercado através do varejo independente. Veja abaixo o documento completo do Dicionário do Setor!

Comment

DICIONÁRIO DO SETOR MATCON: UM OLHAR ESPECIAL PARA O VAREJO

São mais de 140.000 lojas de material de construção que, de forma descentralizada e independente, representam a maior relevância em volumes de vendas do setor varejista.  O G8 entende que o mercado deve se unir e colaborar para planejar em conjunto ações com o fim de um melhor abastecimento. Por isso, o grupo realizou trabalhos colaborativos com outras empresas do setor para criar projetos alinhadores de conceitos e parâmetros que orientam o  conhecimento do mercado.

Comment

Top Partners

Comment

Top Partners

Iniciativa do G8, a maior rede de distribuição de material de construção do Brasil, o programa Top Partners foi desenvolvido em 2014 com o objetivo de aprofundar as relações entre os fabricantes e os distribuidores. Desde então, com base nos princípios de redes colaborativas, a mudança na relação entre as empresas participantes e as indústrias tem produzido efeitos magníficos no lucro gerado.

Comment

Comment

Segmento de material de construção ganha espaço em meio à crise

Em 2016 o segmento de material de construção vem ganhando notoriedade dentro do mercado. É o que comprova a última Feira do Empreendedor do SEBRAE, que finalizou o evento com o Dia da Construção, um dia inteiro dedicado a discutir as tendências do varejo de material de construção e os caminhos para superar a crise econômica nacional. 

Comment