Os diretores do grupo G8 viajaram à Colômbia, entre os dias 15 e 20 de novembro, para uma visita técnica às operações da Sika. Quatro das dez distribuidoras que formam o grupo estiveram representadas na viagem pelos seus diretores e famílias. Além de conhecerem a infraestrutura da companhia, eles também puderam passear pela cidade de Cartagena. Esta foi a terceira edição da VTI G8 (Viagem Técnica Internacional), projeto do grupo para buscar conhecimento em outros países acerca de distribuição e empreendedorismo.
Nos dois primeiros dias de viagem, o grupo visitou a fábrica da Sika nos arredores de Bogotá. Distribuidores e varejistas parceiros da fornecedora também estiveram no roteiro do grupo. Guilherme Tiezzi, consultor e co-fundador do G8, achou importante conhecer a rota completa de negócios da Sika para “entender o modelo de distribuição, e como aquela respectiva indústria estabelece a relação de trabalho com o distribuidor”.
“Você sai da sua zona de conforto, conhece outras filosofias de negócios”- Carlos Braga, diretor da Construjá, sobre participar da VTI G8.
Para o gerente nacional da unidade de negócios de distribuição da Sika, Charles Abrenhosa, o principal propósito da viagem foi mostrar as oportunidades que o modelo da Colômbia ofereceria ao Brasil. Charles explicou que o trabalho com produtos especializados de distribuidores da Colômbia, com pequenas e médias construtoras locais, poderia ser replicado no Brasil.
Ele detalhou: “se as construtoras souberem que o distribuidor forte da região, que faz parte do G8, tem também soluções a preços acessíveis, eu acredito que seria um mercado fabuloso para se desbravar”. Para Abrenhosa, isto contribuiria para a diferenciação de outros atacadistas-distribuidores, com menos foco na venda de commodities do mercado de material de construção.
Francisco Passos, diretor da Ótima Atacado, concordou ao afirmar que a prática de distribuidores colombianos se diferencia da prática do G8, que tem como foco o atendimento à revenda.
Nos dois dias seguintes, os participantes visitaram a cidade de Cartagena, a lazer. Para Charles e Guilherme, a integração nestes momentos também é muito importante para estreitar o relacionamento entre distribuidor e fornecedor, gerando melhores negócios. No dia 20, a 3ª edição da Viagem Técnica Internacional G8 foi encerrada.
“A viagem de lazer permitiu sair da dinâmica de negócios para que as famílias interagissem para falar da vida e estarem juntas dando boas risadas e confraternizando” – Francisco Passos.
Viagens Técnicas Internacionais G8
Esta é a terceira edição da VTI G8 (Viagem Técnica Internacional), evento do grupo que consiste na visita a fornecedoras, distribuidoras e empresas relacionadas à distribuição e colaboração. A primeira VTI foi realizada no ano de 2017 e teve a Espanha como destino. Na ocasião, os diretores conheceram a cooperativa Mondragon, do país Basco, localizada na cidade de Arrasate.
A cooperativa é uma das maiores representantes de sucesso deste modelo de negócio no mundo. Fundada pelo padre Don Jose Maria Arizmendiarrieta no ano de 1943, a iniciativa foi fundamental para tirar a cidade da crise causada pela Guerra Civil Espanhola. Hoje, com 266 empresas e 15 centros de tecnologia, onde trabalham 80.818 pessoas, a Mondragon gera receitas anuais superiores a 10 bilhões de euros por ano.
Nesta viagem, o grupo visitou estabelecimentos de diferentes áreas que faziam parte da cooperativa, junto a representantes da Schneider e Starrett, duas fornecedoras que são Top Partners do grupo. A viagem passou por indústrias, distribuidoras, lojas e instituições acadêmicas da Mondragon. A programação também incluiu visita à fábrica da Schneider de materiais elétricos, na cidade de Puente de La Reina.
Segundo Guilherme Tiezzi, a jornada na Espanha apresentou o que considera um dos maiores diferenciais deste tipo de relação entre distribuidor e fornecedor e do projeto da VTI: os distribuidores organizarem e convidarem fornecedores a participar de viagens para buscar conhecimento e integração.
Ace Hardware
Da esquerda para a direita: Guilherme Tiezzi, Julio Pandolfo, Carlos Braga e Francisco Passos na feira da Ace Hardware
Um ano antes, em 2016, o embrião deste projeto havia acontecido através da visita de representantes da Construjá, Ótima e Diferpan à Ace Hardware, uma cooperativa de varejistas de material de construção. Com sede nos Estados Unidos, a Ace foi fundada em 1924, sendo atualmente a maior cooperativa do setor no mundo.
Na cidade de Chicago, o grupo participou da conferência anual da cooperativa. Os participantes fizeram visitas às lojas presentes para entender o modelo inovador da iniciativa, que integrou o atacado ao varejo de material de construção pelo compartilhamento de armazéns de distribuição e recursos.
Além do modelo de colaboração, a visita também serviu de inspiração ao grupo a trabalhar em projetos para incentivar a comercialização dos produtos que não se relacionam tanto ao mercado de material de construção, geralmente comercializados nas lojas ao redor do caixa, os chamados “produtos de checkout”.
NRF (National Retail Federation)
O time do G8 e Foxlux
Na 2ª VTI G8, o grupo propôs à fabricante Foxlux que trocasse a premiação pelo desempenho de distribuidoras do G8 nas compras em descontos para produtos por uma viagem técnica e de relacionamento. Assim, em janeiro de 2018, o G8 visitou junto à Foxlux a feira anual da maior associação de varejistas dos EUA, a NRF (National Retail Federation).
A feira é um dos maiores eventos do setor no mundo, reunindo na sua edição de 2018 37 mil participantes, 16 mil varejistas e 700 palestrantes.
O G8 realiza as Viagens Técnicas Internacionais para buscar inspiração em modelos de negócio no exterior ao mesmo tempo em que constrói confiança entre parceiros da indústria e entre os próprios integrantes do grupo. Clique nas fotos da galeria a seguir para ver mais fotos de todas as viagens realizadas.
Saiba mais sobre o programa de relacionamento do G8 com fornecedores aqui e outras iniciativas de colaboração do grupo nos links a seguir:
Dicionário do Setor: um olhar especial para o varejo
G8 se reúne com a indústria para comemoração de fim de ano
O G8 e o varejo desenvolvendo o setor de material de construção