O G8 e o varejo desenvolvendo o setor de material de construção

A cadeia de agentes de distribuição G8 atende mais de 40000 varejistas por mês. Mesmo considerando o fato de cada distribuidora trabalhar individualmente com seus clientes, o grupo G8 identificou desde sua fundação a necessidade de colaborar em rede também para desenvolver iniciativas que fomentassem a evolução do pequeno varejo no território brasileiro, e consequentemente, os lucros de todos envolvidos.

Em 2012, oito representantes das distribuidoras G8 se reuniriam com pequenos varejistas do estado de Recife com o propósito de conversar para entender seu cliente com mais profundidade. Esse primeiro diálogo do grupo com o varejista evoluiu para uma pesquisa contínua que mapeou características e objetivos desse setor do mercado. Assim, o G8 realizava a primeira pesquisa em rede de tendências do varejo.

A pesquisa foi realizada através de entrevistas presenciais com 220 varejistas, acompanhando clientes generalistas e especializados em materiais elétricos e tinta. O estudo mapeou diversas características das lojas como: a idade, periodicidade e a origem das compras, método e destino das vendas e as tendências de crescimento da área.

Varejistas aprendendo e colaborando: a metodologia Conecty em ação.

Varejistas aprendendo e colaborando: a metodologia Conecty em ação.

Outra iniciativa co-criada pelo G8 é o projeto de transformação do varejo. Por meio da metodologia Conecty, da Agenttia, relações de confiança entre fornecedores, distribuidores e varejistas são fomentadas com base nos princípios da economia compartilhada. Segundo esta, construir barreiras devido à desconfiança típica de relações comerciais com perdedores e vencedores é danoso aos lucros e só atrasa o desenvolvimento do setor.

A Agenttia reforça individualmente com os distribuidores G8 princípios norteadores do grupo. A metodologia Conecty prova que o fortalecimento da confiança entre os agentes do setor, seguido à visão compartilhada de operação, a definições de políticas comerciais e a construção de laços de fidelidade entre varejistas e distribuidores gera resultados significativos na eficiência da distribuição e dos serviços.

O G8 se principia por estabelecer relações de transparência, confiança com indústria e varejo, onde só existem ganhadores. Não existe evolução e prosperidade se milhares de pequenos varejistas continuarem a sobreviver financeiramente enquanto disputam valores e preços com o resto do mercado. São relações construtivas que levam a excelência na distribuição.

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