O G8 e o varejo desenvolvendo o setor de material de construção
A cadeia de agentes de distribuição G8 atende mais de 40000 varejistas por mês. Mesmo considerando o fato de cada distribuidora trabalhar individualmente com seus clientes, o grupo G8 identificou desde sua fundação a necessidade de colaborar em rede também para desenvolver iniciativas que fomentassem a evolução do pequeno varejo no território brasileiro, e consequentemente, os lucros de todos envolvidos.
Em 2012, oito representantes das distribuidoras G8 se reuniriam com pequenos varejistas do estado de Recife com o propósito de conversar para entender seu cliente com mais profundidade. Esse primeiro diálogo do grupo com o varejista evoluiu para uma pesquisa contínua que mapeou características e objetivos desse setor do mercado. Assim, o G8 realizava a primeira pesquisa em rede de tendências do varejo.
A pesquisa foi realizada através de entrevistas presenciais com 220 varejistas, acompanhando clientes generalistas e especializados em materiais elétricos e tinta. O estudo mapeou diversas características das lojas como: a idade, periodicidade e a origem das compras, método e destino das vendas e as tendências de crescimento da área.
Varejistas aprendendo e colaborando: a metodologia Conecty em ação.