Como uma das grandes novidades do ano, o grupo G8 apresentou aos seus maiores fornecedores, na celebração anual de 2018, o projeto 1000 Vendedores. A iniciativa consiste em um game interativo que será utilizado pelos representantes comerciais das empresas do grupo para realizar um trabalho de integração e educação destes junto às distribuidoras e à rede G8 como um todo.
A ferramenta estará disponível para computadores e smartphones (nos sistemas Android e IOs), funcionando de forma semelhante a um jogo em que o usuário terá que testar seus conhecimentos em diversos aspectos necessários para vendas e consultoria bem-sucedidas para o varejo de material de construção.
O projeto surgiu depois de se verificar a necessidade de capacitação e integração de representantes comerciais, de forma que os melhores talentos fossem mantidos e se sentissem parte não só de suas empresas, mas também de algo ainda maior: o G8 – rede que engloba dez distribuidores de material de construção.
Empreendendo projetos com o varejo de material de construção desde 2012, o G8 percebeu, a partir de pesquisas, iniciativas junto a fornecedores e entidades do setor, que o lojista de material de construção precisava de um representante que atuasse além da esfera comercial, para assessorar o varejista em diversos aspectos pós e pré-venda.
Foi visto como fator fundamental que o representante possuísse algo a mais a oferecer para o lojista além do conhecimento dos materiais, seu uso, especificidades e preço. Portanto, o aplicativo surgiu como a ferramenta para facilitar o treinamento do profissional de vendas necessário ao mercado: o representante como consultor, que auxilie o varejo em relação à gestão de categorias, disposição de produtos, precificação, entre outras facetas da loja que aumentem a qualidade do serviço prestado para gerar valor nas relações comerciais.
Distribuidoras do grupo já utilizam a tecnologia para realizar o trabalho de consultoria e assistência ao varejo de forma diferenciada . Porém, pela proximidade do relacionamento constante entre lojista e representante, o grupo espera transmitir de forma mais efetiva o que há de mais inovador no setor para o ponto de conexão entre a distribuidora e o varejo independente.
O diretor da Ótima Atacado, Francisco Passos, afirmou que a ferramenta pode ajudar muito na política de capacitação de sua equipe, já que, em razão do deslocamento dos representantes comerciais e da extensa gama de produtos trabalhados pela Ótima, o treinamento presencial se torna oneroso e difícil.
Pelo treinamento à distância, o aplicativo incentiva o melhor desempenho dos representantes comerciais das empresas. Os usuários estarão conectados com colegas de trabalho de vários estados do Brasil, que trabalham em distribuidoras do G8.
“Conhecer os produtos e empresas para as quais distribuímos é fundamental para o sucesso de nossas vendas e a implementação das nossas estratégias”. – Francisco Passos, diretor da Ótima Atacado.