Com experiência de mercado e novas práticas de negócio, Carlos Braga aposta na simplicidade e informatização para nutrir o novo CD

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Com 26 anos de mercado, o distribuidor de material de construção Construjá, líder de vendas e representante do Grupo G8 em São Paulo, aposta na tecnologia e simplicidade para começar o ano e enfrentar a instabilidade econômica. O diretor da empresa, Carlos Roberto Braga, acredita que os anos de experiência e de conhecimento obtido são essenciais para atravessar períodos de difíceis. “O grande aprendizado é simplificar e se informatizar para baixar os custos”, afirma Braga. Dentro do G8, o grupo troca práticas de mercado e vivências coorporativas, a fim de compartilhar ações que deram certo e evitar erros repetidos. “O G8 é uma escola com exemplos práticos do que se fazer, ou não, para termos um crescimento acima da média”, complementa o executivo.

Em 2015 o grupo cresceu acima da média do mercado em uma comparação ampla, associações do setor, como Abramat (Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção) e Anamaco (Associação Nacional Comerciantes de Materiais de Construção), fecharam o balanço do ano com queda de 12% e 6%, respectivamente, o G8 cresceu 10%. Segundo o diretor da ConstruJá, o sucesso em meio a crise se dá pelo trabalho do grupo. “Acredito que a lição de casa foi feita durante esses anos pelo grupo, por isso nos saímos bem”, afirma.

Após um ano de trabalho gradativo, em novembro de 2015, a ConstruJá inaugurou o Centro de Distribuição Limeira. O terreno de 66 mil m² com 18 mil m² construídos proporciona para mais de 400 municípios do estado de São Paulo um mix de 9,3 mil itens para pronta entrega. “A inauguração do CD foi um investimento muito grande, talvez o maior desafio seja aumentar o faturamento em um mercado retraído”, afirma o diretor. Passando por um período de reestruturação e novas práticas negócios a ContruJá tem como perspectiva em 2016 de “crescer e ponto”, segundo Carlos Braga.

Os novos integrantes do Grupo G8, King Ouro e Comercial Maia, participaram da última reunião que aconteceu em São Paulo no mês de janeiro. “A palavra de ordem para crescermos como grupo é trabalho. Os integrantes estavam alinhados, não parecia que tínhamos novos membros”, conta Braga. Com mais dois integrantes, o G8 passa a ser formado por 10 empresas, Veneza, Rofe, Ótima, Nova Casa, Mercante, Maia, Lopes, King Ouro, Diferpan e ConstruJá, e atuar em 21 estados. Um núcleo de cabeças pensantes em prol da cadeia de distribuição de materiais de construção. “Eu acredito que o grupo irá crescer e ter uma abrangência nacional. Nossos parceiros, clientes e fornecedores, tendem a crescer conosco desenvolvendo o setor”, finaliza Carlos Braga, diretor da ConstruJá.

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