Em um ano desfavorável para todos os setores da economia, o grupo de distribuidores de material de construção G8 mantém crescimento

O G8, maior sistema de distribuição de materiais de construção do Brasil, fechou o ano 2015 com crescimento de 10%, segundo a Rede de Pesquisa e Inteligência (RPI), sistema de monitoramento de resultados do grupo coordenado pela Agenttia. O resultado positivo foi atingido em meio de um ano de crise política e econômica do país. Segundo a Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as vendas no varejo de material de construção tiveram queda de 5,8% e faturamento de R$ 56,5 bilhões no ano, primeira retração em 12 anos no segmento. A Associação Brasileira da Indústria dos Materiais de Construção (Abramat) divulgou em janeiro o resultado da pesquisa encomendada à FGV. De acordo com os dados publicados, a indústria de materiais de construção encerrou o ano de 2015 com queda de 12,6% com relação ao ano anterior.  

Em 2015, o G8 era formado por oito agentes de distribuição presentes em 20 estados, alcançando um total de 3000 municípios. O grupo atingiu o faturamento anual de R$ 1,47 bilhões, confirmando que o modelo de colaboração entre as empresas, assumido pelo grupo, traz resultados mesmo em tempos com o cenário econômico instável. A organização do grupo permite um processo participativo, é baseada nos conceitos de redes colaborativas, auto organizados e distribuídas. A coordenação do grupo é fundamentada em metodologias da Agenttia.

Com dois novos integrantes no grupo, King Ouro e Comercial Maia, atuantes nos estados do Rio de Janeiro e Ceará, respectivamente, o G8 amplia a área de atuação e as expectativas para 2016. Os novos membros passam por um processo de integração para absorver as práticas de mercado utilizadas pela Comercial Rofe (MA), Construjá (SP), Diferpan (RS), Distribuidora Lopes (MS), Mercante (BA), Nova casa (GO), Ótima Atacado (ES) e Veneza (PE). Com metas de expandir a representação e atividades nos estados da região norte, o grupo começa o ano celebrando as conquistas dos cinco anos de formação e os mais de cinco milhões de pedidos realizados. 

Sobre o G8  
O G8 é o maior sistema de distribuição de materiais de construção do Brasil, formado por empreendedores do comércio e distribuição de materiais de construção em 2010, o objetivo do grupo é impulsionar o desenvolvimento e crescimento do varejo independente do setor, atuando como elo entre indústrias e os milhares pontos de vendas do segmento. O Grupo é composto por 10 agentes de distribuição, Comercial Rofe (MA), ConstruJá (SP), Diferpan (RS), King Ouro (RJ), Lopes (MS), Maia (CE), Mercante (BA), Nova casa (GO), Ótima Atacado (ES) e Veneza (PE). Hoje o grupo alcança 21 estados brasileiros. www.g8distribuicao.com.br

Comment