A Feira do Empreendedor 2016 do SEBRAE teve um dia dedicado ao setor de construção, com palestras, talkshows e debates sobre o futuro ramo

Em 2016 o segmento de material de construção vem ganhando notoriedade dentro do mercado. É o que comprova a última Feira do Empreendedor do SEBRAE, que finalizou o evento com o Dia da Construção, um dia inteiro dedicado a discutir as tendências do varejo de material de construção e os caminhos para superar a crise econômica nacional. A feira é o maior evento de empreendedorismo no Brasil, com mais de 120 mil visitantes e 400 expositores, estima-se que o evento movimente aproximadamente R$ 8 milhões em negócios nos quatro dias. As relações iniciadas na feira, os cursos de capacitação e novos modelos de negócios apresentados são instrumentos que geram possibilidades financeiras fora da feira, expandindo a atuação do mercado e confirmando a importância do setor para o país. 

A gerente de Autogestão e Reforma da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Carina Saito, foi mediadora do talk show com empreendedores da construção. O debate abordou cases de sucesso do mercado de reforma, traçando um panorama do empreendedorismo no setor. Segundo Carina, o bom relacionamento com os clientes é essencial para superar o momento de instabilidade econômica atual. “As indicações são as grandes responsáveis pela divulgação do negócio, os empresários já passaram por crises piores”. Como gerente de autogestão e reforma, Carina acredita que o papel da ABCP é cumprido através de capacitação do profissional. “Nós desenvolvemos conteúdo para qualificar o profissional da construção. Dessa forma, a relação que temos com os varejistas e atacadistas se fortalece, disseminando conteúdo para o mercado através de matéria didático e cursos”, finaliza. 

Comprovando a importância do setor financeiro para o mercado, o palestrante Natal Destro afirma que, cada real investido no segmento de material de construção, esse real gira quatorze vezes na economia. Natal Destro é professor e presidente da Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção de São Paulo) e Adimaco (Associação Nacional dos Distribuidores e Instaladores de Material de Construção a Seco). Na palestra ‘Como aumentar as vendas da minha loja em período de crise?’, Destro afirma que a qualidade do atendimento é o diferencial para o sucesso e só com comprometimento e capacitação é possível ter uma equipe eficiente. “A mais importante medida é manter a parte comercial acesa. Existem diversas maneirasde fazer isso, que vão desde a relação diária com o cliente, passando pelas redes sociais, atuação dentro da própria loja até a implantar uma ação contínua e sistemática de pós-venda. Já para fidelizar o cliente, uma das melhores ações é o pós-venda”, conta Destro.

Experiente nos três pontos da cadeia de distribuição de material de construção, varejo, atacadista e indústria, o professor Destro levanta a bandeira da colaboração e confiança para um melhor desenvolvimento do setor. “O varejista deve tratar seu fornecedor atacadista com lealdade, olhá-lo como uma fonte de informação. Uma aliança estratégica com colaboração de ambas as partes”, finaliza o executivo.

Segundo Maurício Tedeschi, Coordenador Nacional de Projetos do SEBRAE, durante a 5ª Feira do Empreendedor, o Dia da Construção mostrou a relevância que o segmento tem para a economia nacional. “A relação do SEBRAE com os varejistas de material de construção é natural, tendo em vista que o segmento é constituído por aproximadamente 270 mil pequenas lojas em todo o Brasil, representando o terceiro maior segmento em número de empresas. Assim dedicamos uma atenção especial, oferecendo informações, orientações, cursos e consultorias”, explica. Para Tedeschi, os agentes de distribuição podem exercer um importante papel nesse sentido. “A visão de que o distribuidor é apenas um intermediário que irá aumentar os custos está ultrapassada. Trabalhar com parceiros pode viabilizar uma loja sem área de estoque, além de facilitar o fluxo de informação entre a indústria e o varejo, melhorar o mix de produtos e promover capacitação técnicas fornecidas pela a indústria”, finaliza autenticando a importância do atacadista dentro da cadeia de distribuição MATCON.

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