Três membros dos dez participantes do G8 representaram o grupo em uma importante missão de aprendizado e negócios na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Convidados pelo ACE Atacadista, o maior atacadista do setor de construção e reforma dos Estados Unidos, Carlos Braga da Construjá, Julio Pandolfo da Diferpan e Francisco Passos da Ótima Atacado foram recebidos pela vice-presidência internacional da ACE e visitaram a principal feira do varejo independente do mundo.  

“Tivemos dias excepcionais em termos de aprendizagem. Conseguir sair de nosso dia a dia e poder pensar o futuro é um exercício fundamental para o desenvolvimento de nossos negócios”, afirma Carlos Braga, sócio-fundador da Construjá de São Paulo. A ACE está presente nos bairros americanos há mais de nove décadas, sempre com um posicionamento da melhor combinação entre, conveniência, atendimento, qualidade e variedade.

O Atacadista ACE atua com uma estratégia de negócio inovadora baseada no modelo de “Rede Cooperada”, ainda não praticada no Brasil. O modelo envolve todos os aspectos estratégicos e operacionais de um ponto de venda, como layout, planograma, treinamentos e campanhas promocionais, atuando como uma grande “central de apoio e suporte” a mais de 4.600 lojistas independentes de pequeno e médio porte. Os 14 centros de suporte ao varejo somam quase 800.000m² de áreas de armazenagem, distribuindo, com motoristas próprios e frota de alta qualidade, mais de 80.000 SKU´s aos varejistas associados à rede. 

O modelo de negócio de rede cooperada tem ajudado milhares de pequenos e médios varejistas de material de construção dos Estados Unidos a unir forças em pilares que vão muito além da compra, tornando a empresa a terceira maior do mercado americano, apenas atrás da Home Depot e Lowe´s, que fazem parte das grandes redes mundiais do comercio de materiais de construção.

“Apesar de diferenças significativas dos mercados, temos muito a aprender e nos desenvolver com o modelo de rede cooperada da ACE. Neste modelo o relacionamento com os clientes varejistas é de longo prazo e estratégico”, explica Francisco Passos, membro do G8 no estado do Espírito Santo.

Segundo o instituto de pesquisa americano RetailingMarketMesureReport, o mercado total de reforma nos Estados Unidos chega a U$ 339 bilhões (aproximadamente R$ 1,2 trilhão), sendo que 13% deste montante é considerado o mercado de Conveniência de Materiais de Construção, segmento de atuação do atacadista ACE.  Com um faturamento (sell out) de U$ 12 bilhões, a rede cooperada ACE tem quase 28% de participação de mercado.

Pesquisa recente realizada pela Millward Brown reforça os grandes diferenciais de lojas de bairro da rede ACE com relação aos concorrentes Home Centers. Além da localização, o grande diferencial apontado pelos consumidores pesquisados está no atendimento personalizado e no maior conhecimento técnico dos vendedores da rede. Vale destacar também, a questão dos programas de recompensas que, dentro da oferta de valor da ACE, constitui também um importante diferencial.

Guilherme Tiezzi, Julio Pandolfo, Carlos Braga e Francisco Passos

Guilherme Tiezzi, Julio Pandolfo, Carlos Braga e Francisco Passos

Visão Geral - Ferramentas   

Visão Geral - Ferramentas

 

No Rio Grande do Sul, nossos mais de 5.000 clientes varejistas, todos independentes e familiares, sofrem cada vez mais a concorrência das grandes redes. “Conhecendo o modelo da ACE, reforçamos nossa crença de que devemos priorizar ainda mais nosso papel de apoio e suporte aos clientes, cooperando com eles na melhoria de seus processos de gestão e no desenvolvimento de seus negócios”, reforça Julio Pandolfo, sócio fundador da Diferpan.

A Convenção Anual da ACE aconteceu na cidade de Chicago em Illinois, entre os dias 17 e 20 de Agosto, trazendo para esta bela e pulsante cidade mais de 15.000 pessoas, diretamente ou indiretamente, envolvidas no evento.   A feira já realizada há mais de 40 anos reúne mais de 4.000 varejistas associados em um convite fortemente orientado a negócios e aprendizagem.  

A área de exposição da feira é toda organizada por categorias, seguindo o fluxo do consumidor na loja.   “Vivenciamos uma verdadeira experiência de compra de uma loja de bairro, só que em uma feria organizada como se fosse uma loja gigantesca”, relata Guilherme Tiezzi, sócio-fundador da Agenttia, que acompanhava o grupo nesta viagem.

Seção de Pintura (Tintas e Acessórios)

Seção de Pintura (Tintas e Acessórios)

As áreas e corredores de cada grande categoria contavam com várias indústrias expositoras, tendo na composição dos vendedores, dos fabricantes e dos consultores da ACE uma forte equipe de atendimento aos milhares de varejistas que visitaram a feira durante os três dias.  

Toda a programação de negócios, através de campanhas lançadas antes da feira, junto com um aplicativo especialmente utilizado para a captação de pedidos, faz do evento um espaço pensado e operado para muitos bons negócios. O eixo central de toda feira, no entanto, mais do que promover e vender produtos, está alicerçado nos processos de desenvolvimento e gerenciamento de categorias. Cada uma das grandes seções apresentava soluções especificas de acordo com tamanho e perfil da loja de cada visitante, apresentando soluções de layout, planogramas e displays, considerando possibilidades de vendas de soluções com kits de produtos, vendas cruzadas com outras categorias, etc.

Planograma

Planograma

 Com a participação do G8 neste importante evento internacional, o grupo reforça sua estratégia de fortalecimento de seus negócios e preparação de suas organizações e estruturas para um novo ciclo de crescimento, consolidando sua posição de maior sistema de distribuição de materiais de construção do Brasil.  Hoje o G8 é formado por 10 agentes de distribuição em todo o Brasil atendendo mais 35.000 clientes mensalmente em mais de 3.300 municípios brasileiros.

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