Convidado pela Agenttia, o diretor da Ótima Atacado, Francisco Passos, palestrou em abril na Convenção de Vendas da Transfolha, transportadora responsável pela logística e distribuição dos jornais Folha de S. Paulo. Focando nas práticas colaborativas do G8, grupo formato por 10 atacadistas distribuidores MATCON noqual a Ótima Atacado faz parte, Francisco Passos falou sobre a experiência em participar de uma rede colaborativa de negócios para mais de 80 pessoas presentes no encontro. A Transfolha possui mais de 54 franqueados por todo Brasil, cada célula é responsável por uma cidade ou região, tecendo uma malha de entrega e distribuição. “Velocidade na entrega, maior entendimento da necessidade dos clientes, melhor relacionamento com o fornecedor, são fatores que vêm contribuindo para o desenvolvimento de distribuidores regionais”, afirma Passos referindo-se a distribuição de material de construção. 

Devido a queda na distribuição de jornais impressos, a Transfolha empreende uma alteração no modelo negócios, integrando a distribuição de e-commerce na logística de entregas. A empresa teve que se ajustar, o jornal deixou de ser a maior fonte de renda e a para viabilizar as entregas e se manter no mercado, o e-commerce passou a ser o grande negócio da transportadora, hoje atende clientes como Netshoes, Dafiti, B2W, Cnova, Walmart, Magazine Luiza, entre outros. 

As operações de distribuição são diferentes, a complexidade e a periodicidade de entregar jornais não podem ser comparadas com a de materiais de construção. “Não há semelhanças nas operações, mas poderemos criar uma sinergia operacional e de oportunidades para ambos os mercados”, conta Passos, que acredita que a complexidade de distribuição da Transfolha seja maior que a do G8, pelo fato de ter uma malha de distribuição menor que a do grupo e com maior nível de fracionamento de cargas, apesar de um excelente valor agregado. 

“Entendo que algumas regiões a Transfolha não opera, acredito que o G8 poderia vir a fazer a distribuição do e-commerce nas regiões que os franqueados deles não atendem”, explica o diretor da Ótima Atacado. A malha de alcance de entrega e o aumento da freqüência de entrega estão diretamente ligados à venda, as empresas são obrigadas a manter uma freqüência de entrega não viável para manter as vendas e aumentar o nível de qualidade do serviço, assim aumentar a confiança e fidelizar o cliente. “Acredito que o G8 terá muito a aprender com esta parceria”, finaliza Francisco Passos, diretor da Ótima Atacado. 

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