Há seis anos, no dia 7 de maio de 2010, o G8 realizava em Porto Alegre (RS), na sede da Diferpan, a primeira reunião do grupo. Este mês, em seu 55º encontro, realizado na sede da Nova Casa, em Brasília, nos dias 17 e 18 de maio, o grupo celebrou a data com muita interação e troca de melhores práticas.
O empresário Thagore Oliveira, proprietário da Rofe Distribuidora, Maranhão, apresentou avanços e ganhos de produtividade e eficiência no seu projeto de terceirização de frota. “Reduzimos custos e aumentamos a motivação e lealdade de motoristas pratas da casa”, comenta Thagore. Já Francisco Passos, diretor da Ótima Atacadista, Espírito Santo, apresentou ao grupo seu novo modelo de gestão de vendas, que é suportado por um sistema de Business Intelligence desenvolvido a partir de tecnologias inovadoras. “O novo BI é utilizado por toda equipe de campo, supervisores e vendedores navegam facilmente por vários indicadores táticos e gerenciais de forma online”, relata Passos.
A Nova Casa, anfitriã do encontro, apresentou através de seus líderes de logística e recursos humanos, avanços significativos em projetos estratégicos que estão em desenvolvimento atualmente. O gerente de logística, Neílton dos Reis, apresentou o projeto do novo Centro de Distribuição da empresa, localizado no município de Contagem em Minas Gerais, além da reestruturação de alguns processos internos que têm trazido importantes ganhos de produtividade. Renata Gadelha, gerente de RH da empresa, enfocou o projeto ‘Pensando para Frente’ que, entre alguns importantes objetivos, busca fortalecer a cultura de uma empresa ágil, colaborativa e ética, mobilizando 364 funcionários da Nova Casa. “Estamos trabalhando para evoluir à todo momento e um reforço de nossa cultura de dinamismo e agilidade nos fortalece nesse sentido”, reforça Wilson Junior fundador da Nova Casa.
Além do ‘Painel Melhores Práticas’, o encontro destacou-se por importantes decisões do grupo, o G8 estará em peso no 4º Fórum Estratégico MATCON, realizado pela Agenttia, no dia 13 de setembro em São Paulo. E em novembro o grupo planeja sua primeira viagem técnica internacional. O projeto do G8, Pesquisa em Rede, tem como objetivo atingir mil lojas pesquisadas em todo o Brasil. Os resultados serão apresentados para as indústrias parceiras no encontro de dezembro do grupo. O G8, maior sistema de distribuição de materiais de construção do Brasil, se reunirá novamente no mês de julho, na sede da empresa Comercial Maia em Fortaleza, Ceará.