Expectativas do G8 para o segundo semestre

Em semestre de eleições presidenciais, enquanto o Brasil ainda se recupera de uma profunda crise econômica, o mercado se vê apreensivo para os meses finais do ano de 2018. O setor de material de construção, e de construção civil de forma geral, é uma das partes vitais da economia brasileira que se encontra em situação semelhante.

Há menos de três meses das eleições, o cenário político torna extremamente incertas as previsões sobre a retomada da economia nos próximos anos. Segundo dados do Boletim Macro do Ibre (Instituito Brasileiro de Economia), a estimativa do Instituto de um crescimento de 1,9% no PIB para 2018, caiu para 1,7% após vários fatores, entre eles: a greve dos caminhoneiros, a intensificação dos conflitos comerciais entre a China e os EUA e a alta do dólar.

Porém, a ANAMACO em notícia veiculada em seu site na última quinta-feira, apresentou dados otimistas em relação ao primeiro semestre deste ano. Segundo a entidade, as vendas no varejo aumentaram 3% quando comparados os meses de junho e julho. Considerando todos os meses do ano em relação ao mesmo período em 2017, as vendas aumentaram em 4%.

Confira pelas palavras de representantes das distribuidoras G8, os problemas, preocupações e possibilidades enxergadas pelo maior grupo de distribuidores de material de construção do Brasil.

Encontro dos gerentes de marketing do G8 na empresa Construjá

Encontro dos gerentes de marketing do G8 na empresa Construjá

“Em períodos que antecedem as eleições o clima de instabilidade acaba afetando a economia. Provavelmente até que o cenário eleitoral esteja mais definido teremos ainda algumas mudanças.”- Regis Pandolfo, diretor da distribuidora Diferpan.

Sobre a atual conjuntura, André Ruas, gerente comercial da King Ouro, opinou que o aumento dos custos que fábricas do setor vem anunciando tornam o futuro do mercado “um tanto adverso”.  Mesmo assim, Ruas considera que o momento pede proatividade e otimismo: “Com tantas incertezas, trabalhar mais e melhor é o caminho”.

Segundo ambos, neste período do ano a venda de alguns segmentos pode aumentar, como disse Regis, “devido à alta sazonalidade do segmento de tintas é importante trabalhar em ações voltadas ao mix correto deste segmento.” André relatou que pelo fato da King Ouro ser uma distribuidora exclusiva da Sherwin Williams, treinamentos e ações de Trade Marketing se intensificam nesta época.

Além disso, o gerente comercial da distribuidora do Rio de Janeiro, mostrou expectativa pelo movimento que a Black Friday costuma gerar nos negócios e a finalização de campanhas de premiação aos seus clientes. A Diferpan também planeja uma ação especial para os próximos meses: “Estamos programando para outubro uma nova feira de negócios interna”.

O G8 cresceu ininterruptamente desde sua fundação em 2010, em tempos de grande instabilidade política e econômica no país. O grupo está em constante aprimoramento colaborativo, método de sucesso que continuará em vigor para enfrentar dificuldades econômicas com o objetivo de sempre melhorar o serviço e assistência à indústria e ao varejo.

“Independente do cenário político, nós aqui na LLE-King Ouro como também em todo o G8, trabalhamos forte para a superação e ocupação dos espaços em nosso mercado. Com muito empenho, foco no cliente, buscando a excelência no nível de serviço, auxiliando a evolução de nossos clientes e de olho em metas factíveis, porém audaciosas, estamos sempre em crescimento sustentável.”- André Ruas.

Com o fim da fase mais aguda da crise econômica, o G8 espera anos com ainda mais sucesso no futuro. Visando a inovação, aprendizado e o compartilhamento para que as dez empresas que fazem parte do grupo continuem crescendo e desenvolvendo por consequência o mercado de material de construção.

 

 

 

Link notícia Anamaco: http://novo.anamaco.com.br/noticia-interna.aspx?uid=4787 

 

 

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