A Rede G8 reunida como nunca antes na sua história

A primeira reunião da Rede G8 expandida aconteceu entre os dias 17 a 20 de maio, data do Encontro ACOMAC, no Ceará. A feira nacional de comerciantes de material de construção foi apoiada pelo governo do estado, reunindo mais de 500 lojistas de várias regiões Brasil. Todos os acionistas G8 estiveram presentes no evento, levando consigo sua força de vendas e também seus clientes varejistas.

A King Ouro levou seus clientes por meio de campanhas que premiam os varejistas com maior volume de compras. Como o indicador analisado é o volume de compras atual versus o do ano anterior, todos os clientes podem concorrer, independente do seu porte. Dessa forma o pequeno varejo, fundamental para o mercado, tem seu merecido espaço. Segundo a diretora da distribuidora, Lilian Esteves, essa interação direta possibilita uma maior compreensão do setor, “Você começa a entender um pouco a dificuldade do varejo, e como o atacado pode ajudar isso”.

A Diferpan foi uma das distribuidoras G8 que levou sua equipe de vendas em peso. Segundo Régis Pandolfo, foram 20 funcionários que participaram do ACOMAC após baterem a meta da empresa. Entre eles, estavam representantes comerciais, supervisores e gerentes. Sobre a chance de conviver com os seus vendedores, o proprietário da Diferpan comentou que foi muito rico entender a rotina de seus funcionários e suas dificuldades. 

 “Fiquei bastante tempo com eles trocando muitas ideias, eles contam bastante do que se passa no dia a dia”. Ele ainda disse que se sentiu muito bem ao saber que seus representantes comerciais, apesar de receberem inúmeras propostas de trabalho de outras empresas e indústrias, continuam com a distribuidora G8 por saber do tratamento diferenciado que recebem. 

Várias outras empresas do grupo levaram suas equipes para o evento. A Nova Casa teve a maior representação: foram 80 pessoas que participaram do evento graças ao anteparo da distribuidora.

“A mudança deve partir do próprio varejo independente”- Guilherme Tiezzi  Crédito Foto: Divulgação oficial do evento

“A mudança deve partir do próprio varejo independente”- Guilherme Tiezzi

Crédito Foto: Divulgação oficial do evento

O consultor e co-fundador do G8, Guilherme Tiezzi, acredita que a pluralidade do evento foi essencial para o propósito do grupo, de construir relações comerciais diferentes que beneficiam a todos. “Só se estabelecem relações construtivas, construindo juntos e valorizando a diversidade.” Não só diversidade, o evento da associação contou com palestras de convidados com décadas de experiência no setor.

Uma das palestras foi dada pelo próprio Guilherme. Também falaram Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central, e Antônio José de Freitas Mello, presidente do Grupo Normatel, falando sobre a situação econômica do país e sobre o setor de material de construção, respectivamente.

Organizadores do Encontro ACOMAC Ceará no palco  Crédito Foto: Divulgação oficial do evento

Organizadores do Encontro ACOMAC Ceará no palco

Crédito Foto: Divulgação oficial do evento

Em seu espaço no palco do evento, Tiezzi tratou sobre o impacto que plataformas e a organização de redes colaborativas como o Grupo G8 podem ter nas relações comerciais e pessoais no setor. O empreendedor defendeu a articulação e cooperação entre todos os componentes como oportunidade para crescimento em época de crise e evolução do mercado. É o que o G8 acredita, o futuro do mercado reside em relações de troca em que exista benefício mútuo, criando laços de confiança.

Logo, o networking construído nesse tipo de evento  tem relevância significativa. Como disse Régis, em conversas com seus funcionários, a chance de interagir com vendedores de outras empresas G8 também foi importante, “falaram cada um do seu negócio, e aprenderam muito com isso”. Guilherme também avaliou positivamente a oportunidade, que o propiciou entender melhor como as lojas do setor deverão redefinir seu papel no futuro.

                                                                                                                                   

 

Comment