Foi realizada no último dia 5, uma grande reunião do G8 junto aos parceiros da indústria para celebrar resultados, apresentar os projetos empreendidos pelo grupo neste ano e as perspectivas para 2019. Além dos dois painéis principais - Inovações G8 e Expectativas e Tendências 2019 - o encontro também foi palco da premiação do grupo para seus maiores parceiros e fornecedores no ano de 2018.

2º Prêmio Destaque Top Partner G8

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O evento premiou os maiores parceiros do grupo, participantes do programa de relacionamento do G8, chamado de Top Partners. A iniciativa tem como objetivo gerar negócios mais prósperos para fornecedores, distribuidores e varejistas através da construção de relacionamento entre as partes, por meio de campanhas e metas alinhadas em conjunto, assim como o compartilhamento de dados.

Três fornecedores foram reconhecidos no 2º Prêmio Destaque Top Partner G8, com base em quatro critérios: visibilidade da parceria ao mercado, proximidade, disposição para fazer junto e a política comercial específica. Assim, Starrett, Foxlux e Sika foram as três indústrias premiadas pelo comprometimento e engajamento que tiveram com o projeto Top Partners.

O G8 para a Sika hoje é um parceiro estratégicoCharles Abrenhosa, gerente nacional da unidade de negócios de distribuição da Sika

Representando a Sika na premiação, Charles Abrenhosa afirmou que se sentiu orgulhoso por receber o prêmio. Sobre o Top Partners, ele explicou as motivações estratégicas e financeiras por trás de se envolver no programa de relacionamento com o G8.  “Vem totalmente de encontro ao nosso projeto de termos distribuidores em todo o país colocando nosso produto no mercado”, frisou. Ele também afirmou que a Sika pôde se aproximar individualmente dos membros do grupo com o projeto.

José Antonio Goes, o gerente comercial da Starrett, expressou satisfação de estar entre os três premiados da noite, em razão da grande concorrência entre gigantes da área de material de construção para a premiação. Goes afirmou que quatro áreas serão foco da integração no planejamento estratégico Starrett-G8 em 2019: “Logística, TI, Trade Marketing e Sell Out”.

Ele destacou que a expectativa é de que 2019 seja o ano em que a Sika, junto ao grupo, consiga deixar o que chamou de “modelo de atacado”. Segundo ele, o foco da fornecedora é de “sair da briga de preços” ao ajudar os distribuidores a vender um mix de produtos ainda mais variado, e não somente as commodities do mercado.  

Para Goes, 2019 promete bons negócios. “Vamos ter um trabalho muito forte de sell-out , com ganha-ganha adequado para que todos possam ter muito sucesso”, finalizou.

Os números de 2018 da parceria G8 e Top Partners mostram o efeito positivo de negócios colaborativos pautados pela confiança e compartilhamento. Em comparação com o ano anterior, os dados mostram que o trabalho contínuo entre as partes gerou crescimento para todas as três indústrias premiadas neste ano.

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“Ter mais capilaridade, proximidade com a equipe de representantes, aumento da presença no PDV e a positivação de clientes”  - Silvio Pallioto, diretor comercial da Foxlux

1000 vendedores G8

Como a grande novidade da noite, o grupo anunciou o projeto que vem desenvolvendo há meses junto a grandes fornecedores do mercado: o 1000 vendedores G8, uma plataforma digital que conectará todos os representantes comerciais que trabalham nas distribuidoras do grupo. Em aplicativo disponível para Android e iOS, a plataforma funcionará semelhante a um jogo, com várias perguntas, oferecendo desafio e recompensas ao usuário.  

A plataforma foi idealizada pelo grupo e parceiros para treinar representantes de forma lúdica e eficiente em relação a vários aspectos que envolvam a venda bem-sucedida para o varejo. Assim, através de conteúdo informativo produzido pela parceria entre o grupo e as maiores fornecedoras de material de construção do Brasil, o representante aprenderá sobre variedades e diferenciais dos produtos trabalhados pela rede G8, além de dicas para argumentação de vendas e consultoria ao varejo.

Para incentivar o engajamento do representante com o aplicativo e seu bom uso, a interação e evolução do usuário com as perguntas e fases determinarão se este participará ou não de campanhas de vendas com recompensas que as distribuidoras do G8 oferecem aos seus representantes comerciais.

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“Chamou atenção o projeto 1000 vendedores, pela proximidade que traz com o representante” – Silvio Pallioto.

Rede G8

As ações internas do grupo para desenvolver a colaboração e a excelência também foram apresentadas. Além de reuniões entre os diretores, o grupo hoje tem como objetivo também a troca de melhores práticas e conhecimento entre os setores dentro das distribuidoras e seus representantes. Dessa forma, gerentes de Logística, Vendas, RH e Marketing participam em processos semelhantes aos que geraram e fortaleceram as distribuidoras do grupo G8.

Outra iniciativa demonstrada foi o atendimento digital a clientes do varejo, iniciativa conjunta dos responsáveis pelos setores de marketing para a criação de um canal fixo de comunicação das distribuidoras com o varejo. Este material, assim como o do projeto 1000 vendedores G8, disponibiliza pelo Whatsapp Business conteúdo de linguagem acessível e rápida com dicas de vendas, logística e novas tecnologias para os clientes que trabalham com as distribuidoras do grupo.  

Vídeo que está sendo enviado por algumas empresas do G8 para seus respectivos clientes, por meio do Whatsapp For Business. Criar um canal de comunicação direto com o cliente é fundamental para o distribuidor que busca atender melhor seus clientes!

VTI- Viagem Técnica Internacional G8

Na reunião, foi anunciada a próxima VTI G8, que ocorrerá em setembro de 2019, com destino a Israel. As viagens técnicas internacionais são viagens que o grupo organiza junto a fornecedores para conhecer novos modelos de negócio e distribuição em outros países. Esta será a quarta edição do projeto.

Seu embrião aconteceu com a visita à Ace Hardware, nos EUA, uma cooperativa de varejistas de materiais de construção. Nesta viagem, em que somente representantes do grupo estiveram presentes, surgiu a ideia de organizar jornadas semelhantes junto a fornecedores para incentivar a colaboração, o conhecimento e a confiança entre as duas partes.

Em outubro de 2017, o grupo visitou junto à Schneider e Starrett uma das maiores cooperativas do mundo, a Mondragon Corporation. Já em janeiro de 2018, o grupo viajou para os EUA novamente, desta vez para participar da maior feira de varejo do mundo da NRF (National Retail Federation). Recentemente, o G8 completou a terceira edição da VTI, conhecendo novos modelos de distribuição junto a Sika, na Colômbia.

O time G8+Foxlux em Nova York, para prestigiar a feira da NRF.

O time G8+Foxlux em Nova York, para prestigiar a feira da NRF.

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