Parte relevante da dinâmica de aprendizagem e excelência do G8 é composta por visitas técnicas de membros e associados a grandes empresas e instituições da área de distribuição, empreendedorismo e tecnologia. Denominada de VTI G8(Visita Técnica Internacional), a jornada se aproxima da quarta edição, que ocorrerá em setembro deste ano, em Israel, junto a representantes da Starrett.

Os participantes visitarão várias regiões dentro de Israel, conhecendo os pilares do empreendedorismo e inovação dentro do país. Centros de pesquisa, aceleradoras e universidades estão no roteiro da jornada, para entender de perto questões relacionadas à tecnologia e ao incentivo governamental ao ecossistema empresarial. A programação também conta com visita para conhecer tecnologias aplicáveis ao varejo.

A 1ª VTI G8 consistiu em visita à Mondragon Corporation, em Bilbao, uma das maiores corporativas do mundo. A viagem também foi realizada junto da Starrett, fabricante que possui relacionamento especial com o grupo.

A 1ª VTI G8 consistiu em visita à Mondragon Corporation, em Bilbao, uma das maiores corporativas do mundo. A viagem também foi realizada junto da Starrett, fabricante que possui relacionamento especial com o grupo.

“Israel foi escolhido porque é uma potência tecnológica que vem crescendo num ritmo muito grande, porque apostou na inovação e empreendedorismo nos anos 90 e está colhendo os frutos. Já são 25 anos com crescimento de PIB acima de 3% ao ano em média, levando o país a ingressar em 2010 no chamado Clube dos países Ricos, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).”- Marco Faldini, consultor especializado em startups e tecnologia

A partir dos anos 90, o governo local adotou uma medida inovadora para incentivar o empreendedorismo e tecnologia no país. O Programa Yozma incentivou investimentos de capital de risco para gerar empresas de alta tecnologia no contexto local. A iniciativa, que também envolveu instituições de ensino, foi um sucesso: Israel é um dos líderes em segurança cibernética (competindo com China, Rússia e EUA) e possui o segundo maior conglomerado de indústrias hi-tech mundial, perdendo somente para o Vale do Silício.

Comment