Captura de Tela 2016-01-04 às 17.04.02.png

Francisco Passos conta a evolução da Ótima em dois anos de G8

No primeiro ano participando do grupo de distribuição G8, a empresa cresceu quatro vezes mais que os números apresentados pelo mercado

O agente de distribuição Ótima Atacado, como são chamados os distribuidores e atacadistas de materiais de construção pelo Grupo G8, atua em todo estado do Espírito Santo e é responsável pelo abastecimento comercial de mais de 100 municípios. Em 2013, mais precisamente em setembro, começou o processo de aproximação do G8 com o Francisco Passos, diretor comercial da empresa. “As indústrias que fazem trabalho de distribuição com o G8 sabem quais distribuidoras são mais alinhadas ao perfil do G8. O grupo estava interessado em ampliar suas atividades para o Espírito Santo e a Ótima de conhecer mais a fundo as novas práticas do mercado”, conta Chico. Em uma visita dos membros do G8 a sede da empresa foi formalizada a integração da Ótima no G8 e em novembro do mesmo ano a reunião realizada no Rio de Janeiro já contava com um novo membro.

O pouco tempo de participação no do grupo em 2013 impossibilitou a mensuração do desenvolvimento da Ótima Atacado dentro do mercado nesse período. “Os reflexos foram de imensa transformação em 2014. As práticas internas nos resultados do setor, principalmente nas vendas”, afirma o diretor. Em 2014 a empresa fechou o ano com um crescimento de 65%, graças ao enquadramento da Ótima Atacado dentro das atividades propostas pelo G8. Tal crescimento representa quatro vezes mais a estimativa do setor para o ano. Dentro das práticas de excelência propostas pelo G8, a Ótima Atacado faz parte das três empresas consideradas melhores lugares para se trabalhar. Através da metodologia do Great Place To Work, ficou em posição de destaque no índice de confiança, esse alinhamento e bom relacionamento entre os colaboradores afetam diretamente e positivamente as vendas.

A ideia de responsabilidade social incorporada aos negócios é uma prática comum da empresa. As transformações sócio-econômicas têm afetado o comportamento das empresas que são acostumadas exclusivamente com a maximização dos lucros. A Ótima Atacado tem um política de transformação regional através de capacitação do profissional local. “Nós oferecemos palestras de gestão de negócios, treinamento a lojistas, desenvolvimento da equipe e alguns outros. Sem dúvida, as diretrizes do Grupo G8 tiveram grande influencia junto à comunidade”, relata Chico, que apoiava e acompanhava outros trabalhos assistencialistas através do Sindicato dos Atacadistas do Espírito Santo.

Apesar do cenário econômico desfavorável em 2015, o grupo G8 terminou o ano com um crescimento médio de 10%, contrariando dados da Abramat e Anamaco que divulgaram a queda do setor no começo do ano. “Imagino que o ano de 2016 continue com uma economia conturbada, porém, pelo bom desempenho do Grupo, projetamos o crescimento de 15% para Ótima Atacado em 2016. Essa é nossa meta”, finaliza Francisco Passos, diretor comercial da Ótima Atacado.

Comment