Com o constante desenvolvimento tecnológico e a convergência dos mais diversos tipos de mídias, o mundo corporativo se viu diante de novos desafios, mas também da oportunidade de otimizar suas rotinas. Uma das tendências emergentes nos dias de hoje é a chamada gamificação dos treinamentos, ou seja, utilizar a lógica e os processos dos games a favor da capacitação das equipes.

O termo foi cunhado pelo programador britânico Nick Pelling nos anos 70 e se popularizou a partir de 2010, embora a utilização de elementos dos jogos para tornar projetos atraentes seja já antiga. Um exemplo são os programas de milhas promovidos por companhias aéreas para fidelizar seus clientes.

Dentro das empresas, o conceito é utilizado com o objetivo de engajar os funcionários em treinamentos atraentes e dinâmicos, que possibilitam o aprendizado de forma divertida, a partir de desafios com imediata recompensa.

No universo corporativo, a gamificação dos treinamentos traz uma série de benefícios. Além de gerenciar seu próprio desenvolvimento, o colaborador que participa de uma capacitação feita através de games, geralmente realizados em plataformas virtuais, aprende os conceitos através da superação de desafios dinâmicos. Ele pode ainda administrar seu tempo e escolher os momentos mais propícios para o treinamento e compartilhar com os colegas a experiência desse modelo de aprendizado.

Sempre antenado com as tendências do mercado, o G8 também desenvolveu seu projeto de treinamento a partir da gamificação: o 1000 Vendedores. A iniciativa consiste em um game interativo, que será utilizado pelos representantes comerciais das empresas do grupo em um trabalho de integração e educação junto às distribuidoras e à rede como um todo.

Com a ferramenta, os vendedores terão a chance de testar seus conhecimentos em diversos assuntos

Com a ferramenta, os vendedores terão a chance de testar seus conhecimentos em diversos assuntos

A ferramenta será disponibilizada para computadores e smartphones (nos sistemas Android e IOs). No jogo, o usuário terá que testar seus conhecimentos em diversos aspectos necessários para vendas e consultoria bem-sucedidas para o varejo de material de construção.  "O formato do jogo foi escolhido, pois queríamos um modelo de aprendizado que saísse do convencional de aluno-professor. Logo, veio a questão da utilização de tecnologias digitais para facilitar o processo de interação e participação. Então, fomos atrás do que havia de melhor em termos de Ensino à Distância (EAD) e entendemos também que deveríamos utilizar uma estratégia muito lúdica e participativa para que a força de vendas se animasse a estar nesse processo de aprendizado. E nada melhor que alinhar o aprendizado ao desenvolvimento de negócios e ao processo de vendas em si", destaca Guilherme Tiezzi, consultor especialista em redes colaborativas e um dos fundadores do G8.

O game oferecerá mais de 50 indicadores, mostrando por cargo, região, empresa e segmento de atuação, como os participantes lidam com estes conteúdos. “Além da rapidez e agilidade no processo de aprendizagem e da conexão desse processo com as campanhas, promoções e venda, também possibilitará a colaboração entre as 11 empresas dentro do G8", acrescenta Guilherme.

O lançamento do 1000 Vendedores acontecerá no mês de junho, durante a Ecomac de Fortaleza. O projeto funcionará como um importante aliado para o empoderamento dos profissionais ligados às empresas membro do G8. “Através de perguntas curtas, rápidas e distribuídas em todo o Brasil para os 1000 Vendedores, de maneira segmentada e baseada no processo de jogo, teremos a dinamização do processo de aprendizado”, finaliza Guilherme.



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