Alinhado com a inovação que chega ao mercado de material de construção, o G8 viszualiza novos ares com a entrada de marketplaces e plataformas virtuais no mercado. Conheça neste artigo traduzido do site da TradeGecko, uma empresa desenvolvedora de softwares de gestão de estoque e pedidos para e-commerces, algumas tendências do setor de distribuição para 2018!

Sobre a TradeGecko: A empresa foi fundada em 2012 com o propósito de ajudar pequenos e médios varejistas a construir e gerir negócios por meio do software. A TradeGecko trabalha com milhares de lojas em mais de 90 países, que movimentam mais de 3.7 bilhões de dólares utilizando o software da desenvolvedora.

Cinco tendências globais para distribuição atacadista em 2018

Com os avanços constantes em tecnologias e capacitações B2B, estamos prevendo que 2018 será um grande ano para a distribuição. Com atacadistas-distribuidores colaborando com varejo, espera-se ver mais negócios B2B entrando no novo mundo de vendas e de gestão de produtos online. Dito isso, identificamos cinco tendências-chave para a distribuição em 2018. Essas tendências incluem: venda por canais omnichannel, desenvolver ecossistemas de comércio, expandir para mercados globais, transparência nas operações e a automação.

Venda Omnichannel

Embora o processo de vendas por meio de múltiplos canais online e off-line não seja nada novo para o mundo do e-commerce, cada vez mais negócios B2B estão aderindo às vendas omnichannel. Em 2018, este tipo de vendas promete levar o comércio por múltiplos canais um passo adiante, oferecendo aos clientes uma experiência de compra simplificada e conectada através de todas as plataformas.

A diferença entre vendas por múltiplos canais e por omnichannel é que a última é muito mais centrada no consumidor. Ela foca em melhorar a experiência do cliente ao oferecer mais flexibilidade a estes para se engajarem com marcas da forma que desejarem.

“2018 será focado primeiramente em vendas omnichannel. Se um cliente está comprando online em um dispositivo móvel ou off-line em uma loja física, o omnichannel estará provendo a ambos continuidade e consistência para sua experiência”

Frase de Yi-Wei Ang, diretor de Produto da Trade Gecko

 Desenvolvendo ecossistemas de comércios

Vendedores B2B estão investindo cada vez mais em e-commerces, para que eles possam prover a mesma facilidade para a experiência de clientes que atacadistas online já experimentam. Em 2018, distribuidores poderão criar ecossistemas de comércio mais fortes do que nunca.

Lojas online vão se tornar mais relevantes para mecanismos de busca, negociações de preço podem ser finalizadas em tempo real e o processo de pedidos será realizado virtualmente pela utilização de catálogos on-line e entradas virtuais de pagamento. Á medida que o negócio B2B evolui para uma abordagem mais tradicional do varejo, eles estarão aptos a oferecer clientes de distribuidores o mesmo nível sofisticado que varejistas aproveitam há anos.

 Expandir para mercados globais

Expandir para mercados globais é uma necessidade para o mercado de e-commerce B2B já que esperamos ver cada vez mais negócios deste tipo alcançando mercados internacionais em 2018. Como clientes continuam comprando internacionalmente, distribuidores precisam focar na digitalização de suas cadeias de compra e abastecimento, garantir que seus marketplaces online estejam adaptados para comércio entre fronteiras, implementar estratégias de marketing por canais cruzados integradas e simplificar suas tecnologias de pagamento internacional. Empresas de distribuição precisam se adaptar para se manter competitivas no mercado.

Gestão transparente de estoque e pedidos

Distribuidores estão sempre implementando novas tecnologias para gerir estoque, de forma que permita a eles tomar decisões baseadas em dados e a lidar com as operações de negócio de forma centralizada. Para manter-se a frente do mercado, negócios B2B precisam focar em investir tempo e dinheiro com sistemas de gestão integradores, mudando a cadeia de abastecimento e casando a venda B2B com a experiência de consumo B2C.

“A medida que a Amazon continua direcionando a evolução do e-commerce B2B, nós esperamos que estoque integrado e a gestão de pedidos sejam prioridades em 2018”

Frase de Yi-Wei Ang, diretor de Produto da Trade Gecko

Automação

A automação e o rastreamento de inovação permite aos distribuidores gerir com mais eficiência as operações e a tomar decisões conscientes em relação a remessas, equipe e ao armazenamento. Graças à tecnologia, o envio de produtos para distribuidores promete ser mais eficiente do que nunca. Da mesma forma, o crescimento em inteligência artificial e o aprendizado de máquinas dará aos distribuidores que trabalham com B2B a habilidade de organizar e analisar facilmente dados. Isso irá permitir um planejamento melhor e a redução em preços de operação. Olhando adiante, mais negócios vão começar a utilizar aplicativos móveis e outros dispositivos conectados para tornar operações mais fáceis de serem monitoradas.

 

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