Um dos principais atacadistas de material para construção do estado do Rio de Janeiro, a King Ouro, deu início em janeiro deste ano a um estratégico projeto para expandir ainda mais sua capacidade de distribuição.  Com o objetivo de fortalecer a parceria de negócios entre seus mais de 100 representantes comerciais e seus milhares de clientes, lojistas independentes de material de construção no estado do RJ, a King Ouro iniciou o projeto denominado  Conecty®, contando com o apoio da Agenttia/MATCON, consultoria especializada em inovação e negócios em redes de distribuição.
A primeira etapa do projeto teve como principal desafio selecionar um grupo de fabricantes fornecedores e convida-los a participar de um projeto inovador, colaborativo e desenvolvido em rede.  Amanco, Bellota, Brascola, Fabrimar, Norton/Carborundum, Perlex e Stam formam atualmente a rede de indústrias participantes do projeto. “Uma rede de indústrias não concorrentes cria um ambiente de maior transparência aumentando a possibilidade de ações conjuntas”, diz Daniel Pascalicchio, sócio da Agenttia/MATCON.

 

O primeiro encontro do projeto reuniu, além da liderança da King Ouro, 18 executivos de vendas, trade e marketing das indústrias parceiras.  Durante o encontro todos alinharam expectativas em relação ao projeto, discutiram prioridades de ações e buscaram identificar sinergias. Todas as ações priorizadas têm como objetivo principal aumentar a presença das respectivas marcas na base de substituiria por milhares de clientes atendidos pela equipe de vendas da King Ouro.   
A segunda etapa do projeto foi o envolvimento e mobilização de toda a equipe de vendas da King Ouro que concluiu na primeira semana de março uma pesquisa realizada em mais de 200 lojas de 33 municípios. Todos os vendedores atuaram como pesquisadores buscando o maior entendimento do perfil, composição de mix, presença de marcas e comportamento de compras de seus clientes. Os resultados da pesquisa foram apresentados pela Agenttia/MATCON para todos os vendedores na reunião mensal, realizada na primeira quinzena de março, que foi marcada por muita participação e aprendizado coletivo. A partir de discussões e trabalhos em grupos a equipe, identificou-se várias oportunidades para novos negócios. “É impressionante o potencial de crescimento que temos com um alinhamento estratégico e sincronização de ações entre fabricantes e nossa equipe de vendas”, ressalta André Ruas, gerente de vendas da King Ouro. A reunião estabeleceu bases para o avanço das ações do projeto que estão sendo definidas conjuntamente com as sete indústrias do projeto.
Além do Projeto Conecty®, um outro projeto colaborativo neste ano foi a entrada da King Ouro no grupo G8 – www.g8distribuicao.com.br. O G8 é um grupo formado por 10 atacadistas distribuidores de material para construção com faturamento estimado em R$ 1,6 bilhões para o ano de 2016. O grupo completa seis anos neste mês de maio e conta com mais de 1.000 vendedores atendendo mensalmente quase 40.000 clientes em 20 diferentes estados do Brasil. “Ficamos muito felizes com o convite para fazer parte do G8 e já estamos em pleno processo de colaboração e incorporação de melhores práticas. É surpreendente a velocidade de aprendizado em um grupo onde há confiança e competência”, finaliza Lilian Esteves, diretora da King Ouro.

 

Comment