A equipe de líderes de finanças das distribuidoras do G8 se reuniu nos dias 12 e 13 de fevereiro em São Paulo. Foi o primeiro encontro entre os profissionais desta área, sendo que representantes de oito das dez empresas que formam o grupo estiveram presentes. Os dois dias de reunião entre os gestores tiveram como propósito construir relacionamento, networking e trocar as melhores práticas entre as maiores distribuidoras de material de construção do Brasil.

Os gestores financeiros de oito distribuidoras do grupo estiveram presentes

Os gestores financeiros de oito distribuidoras do grupo estiveram presentes

“A troca é muito rica, podemos aprender, compartilhar o que fazemos e copiar o que é bom. Minha expectativa foi superada.”- Ailton Amaro, gerente administrativo da Construjá.

No primeiro dia, os líderes tiveram a chance de se conhecerem, trocar percepções sobre o grupo G8 e falar de suas expectativas em relação ao encontro.  O grupo também debateu sobre problemas e oportunidades, tendo como foco a concessão de crédito e a inadimplência.

Os gestores da King Ouro, por exemplo, trouxeram para o encontro suas percepções do modelo de gestão de uma distribuidora do setor alimentar que visitaram. Durante a apresentação, foi demonstrado um software de análise de dados, que ajuda a mensurar o potencial de mercado.  Mais tarde, o grupo discutiu a aquisição de uma ferramenta que automatiza a análise de crédito em suas empresas. 

No dia de encerramento, foi discutida a importância da gestão baseada em indicadores e também a padronização de um DRE para as distribuidoras do G8. Em seguida, três gestores compartilharam com o grupo as melhores práticas dentro de suas empresas (Diferpan, Rofe e Lopes).

O gerente administrativo e financeiro da Rofe, Luiz Carlos Monteiro de Vilena, ressaltou que o foco do grupo para o futuro será a construção de um DRE conjunto do G8: “para que nós possamos acompanhar os resultados das empresas, desenharmos um modelo padrão para fazer uma análise crítica e validar nossas evoluções em conjunto”.       

Ailton Amaro, gerente administrativo da Construjá, explicou os próximos passos do grupo: a a criação de um comitê de quatro pessoas, que será formado para analisar a qualidade prática da ferramenta de análise de crédito apresentada no primeiro dia reunião. Este comitê visitará outra empresa que já utiliza o software, para decidir sobre a aquisição.

Esta foi mais uma reunião de muitas que o G8 realiza entre os gestores de diferentes áreas das distribuidoras. No encontro entre os gestores de finanças, através da apresentação de tecnologias, ferramentas e a filosofia de cada distribuidora, foi dado o primeiro passo para formar mais um grupo que transforme a cultura de negócios dentro da maior rede de distribuição de material de construção do Brasil.

 

Comment