Com metodologia baseada em credibilidade, respeito, imparcialidade e confiança, o GPTW busca harmonia no ambiente de trabalho.

O grupo de agentes de distribuição de material de construção, G8, atingiu novos patamares de desenvolvimento empresarial dentro da metodologia proposta pelo GreatPlacetoWork, um Instituto que premia os melhores locais de trabalho ao redor do mundo. Nesse sentido, o Trust Index é uma ferramenta usada para classificar a cultura do ambiente do trabalho e através dele é possível identificar os pontos fortes e fracos da cultura de uma empresa. A pesquisa consiste em duas partes: 58 afirmações e duas perguntas abertas, respondidas pelos colaboradores de cada empresa para medir a percepção do funcionário em relação à empresa. Nesse momento, cinco aspectos são abordados: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Tais alicerces dos relacionamentos podem melhorar ou prejudicar o ambiente de trabalho. Anualmente, mais de 6 mil empresas utilizam a metodologia.

O Grupo G8, após dois anos de estruturação e tomada de consciência, avançou em relação ao desempenho na pesquisa GPTW, saltando da marca de 61 pontos para 70. Tal movimento representa a relevância de questões humanas dentro do grupo, e a necessidade de desenvolvê-las. O índice médio das oito empresas respondentes do grupo foi de 70, distribuídos da seguinte forma: 69 em credibilidade, 68 em respeito, imparcialidade com 70, orgulho com 76 e camaradagem com 70. 

Através dos indicadores é possível identificar os pontos que devem ser melhorados dentro do ambiente do trabalho, como salário, participação dos funcionários, autonomia e etc. Assim, também é possível identificar os pontos favoráveis de cada empresa, como benefícios, remuneração, comunicação e segurança, no caso do G8.

Investir em um melhor ambiente de trabalho traz diversos benefícios, desde diminuição de gastos, com a redução de afastamentos e atestados médicos, até o aumento das vendas, com atendimento ao cliente de melhor qualidade. O GreatPlacetoWork valoriza ambientes de trabalho que estimulem a inovação, criatividade e confiança, onde as relações entre os colaboradores tenham espaço para transformar o ambiente.

As questões da pesquisa nos possibilitam entender se a empresa, ou grupo empresarial, é um bom lugar para se trabalhar, no ponto de vista do colaborador. As dimensões analisadas pela pesquisa são apresentadas como Visão Empresa, que representa a percepção dos funcionários em relação à empresa como todo, e Visão Área, correspondendo à área de trabalho e ao gestor direto. 

Comment